Latbook Brasil

A Livraria Garcia Cambeiro“Latbook Brasil Ltda.”, vem trabalhando com bibliotecas há mais de 50 anos. Com uma equipe de trinta pessoas, atendemos a pedidos de mais de 200 bibliotecas dos Estados Unidos e de outros países. Fornecemos Approval Plans para bibliotecas do mundo todo desde 1965, tendo até a data atual, mais de 40 contratos deste tipo. Temos escritórios em Buenos Aires e São Paulo, e pessoal especializado viajando permanentemente, e visitando todas as capitais e cidades importantes, além de feiras de livros regionais e nacionais. Respondemos a consultas, buscando por qualquer material de interesse em qualquer cidade da Argentina e do Brasil.

"Você pode contar com nossa estrutura para ampliar ou construir a coleção de sua biblioteca"

terça-feira, 21 de agosto de 2012

“O Pensamento Político Brasileiro”


Fundação Ulysses Guimarães
“O Pensamento Político Brasileiro”
Apresentamos livros da coleção “O Pensamento Político Brasileiro”, são publicações de nomes que contribuíram, alteraram ou até protagonizaram o cenário político de sua época, em obras como : “Tancredo Neves: Pensamentos e Fatos”, “Castro Alves: a política em poesia”, “Milton Santos: o espaço da cidadania e outras reflexões”, “Mauá: o desafio inovador numa sociedade arcaica”, “Euclides da Cunha: conhecimento como condição à construção do país” e “José Bonifácio: a defesa da soberania nacional e popular”.

1.- Neves, Tancredo
Tancredo Neves : pensamentos e fatos.
1a. ed. Brasília : Fundação Ulysses Guimarães, 2011. 351 p
( O pensamento político brasileiro ; 1 )
Este livro reúne diversos dos textos e ensaios de Tancredo Neves (1910-1985). Registra o pensamento do vereador, deputado estadual e federal, governador, senador e do presidente da República que não chegou a tomar posse, no período que marcou o fim definitivo do regime militar brasileiro. O livro apresenta discursos, textos e depoimentos produzidos por Tancredo durante a Primeira República (1889-1930), a Era Vargas (1930-1945), a República Nova, e a ditadura militar (1964-1985). A obra acompanha cronologia da época, da vida do político e de seus principais pensamentos.
2.- Alves, Antônio de Castro, 1847-1871
Castro Alves : a política em poesia.
1a. ed. Brasília : Fundação Ulysses Guimarães, 2011. 179 p
( O pensamento político brasileiro ; 2 )
A poesia de Castro Alves (1847-1871) foi, e ainda é, radicalmente política, o que se revela não só pela temática - a liberdade - mas o que é fundamental à sociedade democrática moderna: a ação política. Este volume traz os poemas "O livro e a América", "Ahasverus e o gênio", "Ode ao dous de julho" e "Pedro Ivo" da obra "Espumas flutuantes, a única publicada pelo poeta em vida. A obra "Os escravos", publicada 12 anos após sua morte, de cunho antiescravagista, também é reproduzida aqui em sua totalidade. Foi selecionado ainda, nove textos publicados em folhetos e declamados na mocidade de Castro Alves.
3.- Santos, Milton, 1926-2001
Milton Santos: o espaço da cidadania e outras reflexões.
1a. ed. Brasília : Fundação Ulysses Guimarães, 2011. 224 p
( O pensamento político brasileiro ; 3 )
Milton Santos (1926-2001), foi um livre pensador focado na urbanização do terceiro mundo, e que defendia um novo modelo de globalização, foi o único brasileiro a receber o mais alto prêmio internacional em Geografia, o Vautrin Lud (1994). digno de um homem que soube refletir e equacionar as problemáticas de seu tempo. Foi transcrito aqui, o texto "1992: a redescoberta da natureza" que alertava, já na época em que foi publicado, para uma conscientização que hoje ganha importância. Há ainda o artigo "A revoluão tecnológica e o território: realidades e perspectivas" e "O espaço do cidadão" onde o geógrafo dá o tom que representa esta leitura.
4.- Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, Visconde de.
Mauá : o desafio inovador numa sociedade arcaica.
1a. ed. Brasília : Fundação Ulysses Guimarães, 2011. 221 p
( O pensamento político brasileiro ; 4 )
Apresenta a vida e os escritos de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá (1813-1889). O texto selecionado e aqui transcrito "Exposição aos credores e ao público", editado em 1878, e várias vezes reeditado como autobiografia, não trata apenas de sua vida pessoal e do seu histórico, mas também da crítica e dos resultados de seu papel pioneiro como empreendedor, transformando o capital mercantil e financeiro na implantação de plantas industriais e em obras de infraestrutura em pleno século XIX. Esta obra é apenas uma de suas faces na participação no processo de modernização de uma sociedade arcaica, ainda colonial no final daquele século.
5.- Cunha, Euclides da, 1866-1909
Euclides da Cunha : conhecimento como condição à construção do país.
1a. ed. Brasília : Fundação Ulysses Guimarães, 2012. 307 p
( O pensamento político brasileiro ; 5 )
Este livro traz os registros de um dos mais importantes autores e pensadores brasileiros, Euclides da Cunha (1866-1909). O autor, embora tivesse pensado em atuar nas atividades políticas parlamentares, dedicou-se a observar, pensar e a expressar o que via, superando as emoções com a razão, e nesse trabalho, refazer seus juízos, através da vigorosa crítica resultante de minuciosa e integradas observações. A elaboração de sua obra máxima, "Os sertões" (1902) a partir de suas reportagens sobre um conflito no sertão da Bahia (Guerra de Canudos) para o jornal 'O Estado de São Paulo', foi obra de pura observação e crítica. Aqui encontram-se passagens da intensa vida intelectual de Euclides, sempre vinculada à outra atividade profissional, desde sua adolescência até sua trágica morte aos 43 anos de idade.
6.- Bonifácio, José, 1763-183
José Bonifácio : a defesa da soberania nacional e popular.
1a. ed. Brasília : Fundação Ulysses Guimarães, 2012. 283 p
( O pensamento político brasileiro ; 6 )
Neste volume, são reproduzidos textos originais de José Bonifácio (1763-1838). Cognominado merecidamente como o Patriarca da Independência, Bonifácio é uma figura controversa da história do Brasil, pois ao mesmo tempo em que é prestigiado como um dos maiores intelecutais e mentores da independência em 1822, é também acusado por alguns de autoritário e conservador. Para compreender melhor sua importância para a formação do Brasil, não basta somente uma busca nos livros de história, que normalmente, possuem uma visão simplista de sua atuação. É necessário conhecer sua formação intelectual, seus escritos, sua participação real nos movimentos libertários brasileiros. É apresentado aqui, um pouco do que pensava a figura que, sem dúvida foi uma das mais importantes para a consolidação da República Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário