Latbook Brasil

A Livraria Garcia Cambeiro“Latbook Brasil Ltda.”, vem trabalhando com bibliotecas há mais de 50 anos. Com uma equipe de trinta pessoas, atendemos a pedidos de mais de 200 bibliotecas dos Estados Unidos e de outros países. Fornecemos Approval Plans para bibliotecas do mundo todo desde 1965, tendo até a data atual, mais de 40 contratos deste tipo. Temos escritórios em Buenos Aires e São Paulo, e pessoal especializado viajando permanentemente, e visitando todas as capitais e cidades importantes, além de feiras de livros regionais e nacionais. Respondemos a consultas, buscando por qualquer material de interesse em qualquer cidade da Argentina e do Brasil.

"Você pode contar com nossa estrutura para ampliar ou construir a coleção de sua biblioteca"

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Coleção "Teses e Dissertações


Coleção “Teses e Dissertações” da
Universidade Federal de Pernambuco

A “Coleção Teses e Dissertações”, é resultado de uma ação conjunta realizada pela Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Editora Universitária (EDUFPE) e os diversos programas de pós-graduação da UFPE. A editora da EDUFPE, através dessa empreitada atinge seu objetivo central, que é divulgar o conhecimento produzido na Universidade de forma ampla. A coleção contempla teses e dissertações das pós-graduações em ciências geográficas, educação, letras, direito, antropologia, engenharia civil, psicologia cognitiva, ciências administrativas, desenvolvimento urbano e história.


1.- ## Paiva, José Rodrigues de
VERGÍLIO FERREIRA : PARA SEMPRE, ROMANCE-SÍNTESE E ÚLTIMA FRONTEIRA DE UM TERRITÓRIO FICCIONAL.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2007. -- 720 p. ; 22x16 cm

José Rodrigues de Paiva analisa, neste livro, originalmente uma tese de doutorado, o conjunto da obra romanesca de Vergílio Ferreira, abrangendo na análise, de "Mudança" (1949) a "Cartas a Sandra" (1996), quinze romances deste que é, um dos mais importantes escritores portugueses do século XX. Trata-se de um estudo da totalidade da obra ficcional do escritor. A ênfase do ensaio recai sobre "Para sempre", de que Rodrigues de Paiva demonstra o caráter de síntese ou de súmula romanesca para a qual convergem todos os grandes temas, motivos, símbolos e elementos fundamentais na construção do universo imaginário e simbólico.
2.- Leite, Socorro de Paula Barbosa Rodrigues
PARTICIPAÇÃO POPULAR E ACESSO À MORADIA : AS ESCOLHAS POSSÍVEIS PARA A POPULAÇÃO REMOVIDA POR INTERVENÇÕES DE MELHORIA URBANA DO PREZEIS.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2007. -- 183 p. ; 22x16 cm. 

O livro tem como foco as relações e escolhas estabelecidas pelas famílias removidas a partir de intervenções de melhoria urbana desenvolvidas pelo Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social, no Recife (PE) e como essas escolhas se refletem no acesso a uma nova moradia para essas famílias. Foram escolhidas três áreas: Asa Branca, Novo Prado e Vila Esperança.
3.- Silva, Adriana Maria Paulo da, -1968
PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO EM PERNAMBUCO, EM FINS DO SÉCULO XVIII E PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2007. -- 397 p. ; 22x16 cm.

Este trabalho analisou os processos de criação e funcionamento das aulas públicas de instrução primária na capitania e na provícia de Pernambuco. Enfatiza-se que tais processos, não obstante à experiência colonial e a existência da escravidão, estiveram sempre na dependência das decisões políticas das elites locais, mesmo posteriormente à independência, e nunca abrigaram nenhum tipo de interdição legal específica no sentido de impedir o acesso da população livre e pobre, à condição docente e/ou discente.
4.- ## Cunha, Diogo
ESTADO DE EXCEÇÃO, IGREJA CATÓLICA E REPRESSÃO : O ASSASSINATO DO PADRE ANTÔNIO HENRIQUE PEREIRA DA SILVA NETO.

Recife  Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2008. -- 280 p. ; 22x16 cm. 

Diogo Cunha analisa o confronto em torno do crime, envolvendo a Igreja Católica e as forças do regime militar que se instalou no Brasil em 1964. Com o objetivo de detalhar os posicionamentos de cada setor envolvido em torno do crime, Cunha faz comparações entre discursos antagônicos divulgados pela imprensa, envolvendo militares, policiais, advogados, religiosos, juízes e acusados. Há ainda um capítulo do livro dedicado à análise das fotografias do caso, algumas delas inéditas, bem como excertos de jornais da época, discursos de deputados feitos na Assembléia Legislativa e reproduções e análises de prontuários do Dops e de documentos da família do padre Henrique.
5.- Vieira, Natália Miranda
GESTÃO DE SÍTIOS HISTÓRICOS : A TRANSFORMAÇÃO DOS VALORES CULTURAIS E ECONÔMICOS EM PROGRAMAS DE REVITALIZAÇÃO EM ÁREAS HISTÓRICAS.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2007. -- 393 p. ; 22x15 cm. 

Trabalho originalmente apresentado como tese de doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Objetiva a verificação do processo de transformação dos valores econômicos e culturais ocorrido entre a fases de formulação e implementação de programas de revitalização em áreas históricas do Brasil, nos anos 80 e 90, especialmente nos casos do Bairro do Recife e do centro histórico de São Luís.
6.- Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza
UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM PROGRAMAS SOCIAIS : O CASO DO PROGRAMA DE LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO SOCIA.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2007. -- 274 p. ; 22x16 cm. 

O objetivo desta pesquisa propõe avaliar como a formação de capital humano pelo PLDS (Programa de Liderança e Desenvolvimento Social) impacta na efetividade de programas ociais, no Nordeste brasileiro, a partir da ação conjunto de projetos sociais articulados.
7.- Souza, Helga Vanessa Assunção de
A CHARGE VIRTUAL E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2008. -- 142 p. ; 23x16 cm.

Há hoje em curso uma forte mudança tanto do ponto de vista cultural quanto tecnológico a partir da adoção, de novos paradigmas que proporcionaram a instauração de uma relação de vida pautada na velocidade e produtividade. Essas alterações também repercutiram na linguagem, sobretudo com a Internet, e colaboraram para modificar as relações de leitura e escrita como as charges virtuais. Esta obra fruto de mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007, analisa as Charges Virtuais do autor Maurício Ricardo – exibidas no site www.charges.com.br – e observar como os diversos modos de organização: animação, texto-verbal, áudio e imagem, interagem e formam a significação do gênero em análise. Analisa também de que maneira as relações linguístico-discursivas influenciam a construção de identidades por meio de estereótipos presentes nas falas dos personagens. Acompanha cd-rom com as 22 charges analisadas na obra.
8.- Longhi, Márcia Reis
VIAJANDO EM SEU CENÁRIO : RECONHECIMENTO E CONSIDERAÇÃO A PARTIR DE TRAJETÓRIAS DE RAPAZES DE GRUPOS POPULARES DO RECIFE.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2008. -- 278 p. ; 22x16 cm. 

Fruto de doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008 o presente trabalho versa sobre a construção do reconhecimento entre homens jovens e pobres entre 18 e 25 anos, moradores da favela do Bode no Recife, em Pernambuco - mais especificamente jovens que estão construindo trajetórias consideradas diferenciadas e exitosas pelos moradores das comunidades - nas relações sociais estabelecidas no cotidiano e no microcosmo ao qual eles pertencem. Propõe-se através da análise de entrevistas e etnografia, destacar a permanente negociação do reconhecimento entre aqueles que participam do mesmo espaço de origem e por outro lado sobre a percepção do não-reconhecimento na macrossociedade, onde são olhados predominantemente pelo prisma do preconceito e da desconsideração.
9.- Bezerra, Anselmo César Vasconcelos
SUBSÍDIOS À GESTÃO TERRITORIAL DO PROGRAMA DE SAÚDE AMBIENTAL : CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA À CONSTRUÇÃO DE MAPAS OPERACIONAIS PARA TERRITORIALIZAÇÃO DO.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2008. -- 206 p. ; 23x16 cm.

Fruto de mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008, a obra remete à 2002, ano que o autor vivenciou a situação sanitária da cidade do Recife em Pernambuco, trabalhando um ano e meio às ruas, vielas, becos e condomônios da cidade como Agente de Saúde Ambiental, ASA. A criação do Sistema Único de Saúde possibilitou, através da diretriz da descentralização, o surgimento de programas de saúde inovadores no nível local. O Programa de Saúde Ambiental, PSA desenvolvido na cidade apresenta esta característica, pois buscou unificar a vigilância ambiental do município através de ações executadas pelos ASA baseadas nos princípios da integralidade, universalidade e eqüidade. A obra busca viabilizar uma possível reformulação na espacialização dos ASA objetivando uma gestão do território mais racional do ponto de vista econômico e ambiental, permitindo um retrato mais detalhado das desigualdades socio-espaciais intraurbanas.
10.- Farias, Sara Oliveira
ENREDOS E TRAMAS NAS MINAS DE OURO DE JACOBINA.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2008. -- 346 p. ; 23x16 cm.

Fruto de doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008, este trabalho tem como objetivo analisar as múltiplas produções discursivas sobre as relações de força produzidas pela mineração Morro Velho em Jacobina na Bahia, no período de 1980 a 1998, centralizando a prática do trabalho que conduz à silicose, doença contraída no subsolo da empresa pelos trabalhadores e observando como os discursos tramam os acontecimentos da história da mineração, do trabalho e da doença. Analisa também os relatos de mineiros e de suas famílias, tentando compreender através dos variados discursos produzidos, como se reconheceram nessas relações de trabalho, como tomaram conhecimento sobre a silicose e como assimilaram na memória esse conturbado período de suas vidas.
11.- Barreto, Juliana Cunha
DE MONTMARTRE NORDESTINA A MERCADO PERSA DE LUXO : O SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA E A PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES NA SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 280 p. ; 22x15 cm. 

A partir de fins da década de 1970, no Brasil, foram recorrentes entre especialistas do campo da preservação do patrimônio os discursos que afirmavam o êxito da relação entre a salvaguarda patrimonial e a participação de moradores de sítios históricos tombados. A exploração documental desvelou o Sítio Histórico de Olinda, no Pernambuco como experiência de destaque no panorama latino-americano da preservação patrimonial, assim como o caráter associativo de seus moradores, tornando-se, então, objeto de estudo. Nesse sentido, o objetivo geral da presente obra, fruto de mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008, consiste em refletir sobre a relação da participação dos moradores do sítio histórico de Olinda na preservação, a fim de compreender em que medida essa participação assegurou, ou não, o processo de salvaguarda desse acervo cultural e no processo de planificação urbana da cidade.
12.- ## Reis, Luis Augusto
FORA DE CENA, NO PALCO DA MODERNIDADE : UM ESTUDO DO PENSAMENTO TEATRAL DE HERMILO BORBA FILHO.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 488 p. ; 22x16 cm.

Este livro estuda as ideias e as realizações de Hermilo Borba Filho (1917-1976) como artista e teórico do teatro, examinando particularmente o modo como ele, a partir do Recife, Estado de Pernambuco, distante dos dois principais centros de produção teatral do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), assumiu uma posição ativa no processo de modernização do teatro nacional, ocorrido ao longo do século XX, mais claramente desde os últimos anos da década de 1930. A obra apoia-se sobretudo em documentos produzidos pelo próprio Hermilo Borba Filho, especialmente a coluna teatral diária que ele assinou, ao final dos anos 1940, no jornal recifense Folha da Manhã, discutindo as influências, as motivações e as consequências do empenho renovador que caracterizou todo o caminhar de Hermilo Borba Filho pelo terreno da arte teatral. Fruto de doutorado em Letras apresentado à Universidade Federal de Pernambuco em 2008.
13.- Albuquerque, Cintia Maria da Cunha
LOUCO NAS RUAS : UM ESTUDO SOBRE O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE RUA ADULTA EM SOFRIMENTO PSÍQUICO NA CIDADE DO RECIFE.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 150 p. ; 23x16 cm.

Nesta obra, fruto de mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009, a autora busca compreender como os serviços de assistência social e saúde mental estão acolhendo a demanda de sofrimento psíquico que acomete pessoas adultas que moram nas ruas do Recife, Pernambuco. Conta assim a história de três moradores de rua em sofrimento mental: Cláudia, Fábio e Carla. Aponta que os serviços de saúde mental oferecidos ao povo não acolhem nem respeitam as especificidades da população de rua em sofrimento mental. Procura também compreender os diversos posicionamentos e as diferentes versões das pessoas envolvidas em cada caso escolhido, buscando entendê-los nos endereçamentos do diálogo. A autora defende que o respeito às diferenças e a garantia universal e integral de proteção social,  precisam ser ampliados para qualquer grupo social mesmo que ele se contraponha às certezas e convicções sobre a melhor forma de estar no mundo.
14.- Santos, Ana Lúcia Félix dos
A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O TRATAMENTO DO TEMA POLÍTICA EDUCACIONAL : UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO NORDESTE DO BRASIL.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 348 p. ; 22x16 cm. 

Partindo da premissa de que é através dos estudos sobre política educacional que se pode melhorar o nível da educação brasileira, este livro, fruto de doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008 se dispõe a analisar a produção de conhecimentos sobre política educacional nos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) do Nordeste. É através da abordagem sociológica de Pierre Bourdieu sobre os conceitos de "campo" e de "campo científico", que a autora analisa como o campo da Educação, e, mais especificamente, os PPGE, vem se consolidando enquanto campo científico, e qual a relação disto com a produção científica possibilitada pelos mesmos. Para isso a autora investiga quais são as relações entre o objeto de estudo, os interesses do pesquisador e a demanda governamental com os PPGE, e de que modo essas relações influenciam na utilização do conhecimento produzido nas efetivas políticas educacionais governamentais.
15.- Pires, Carolina Leal de Lacerda
IMAGENS DE PERNAMBUCO : UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO TURÍSTICO.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 168 p. ; 23x16 cm. 

Fruto de mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008, este livro une os conhecientos da autora relativos à publicidade e linguística para analisar criticamente as imagens de Pernambuco veiculadas pelo discurso publicitário oficial que tem como finalidade atrair turistas para o estado. O estudo se realiza no contexto do crescente investimento do governo brasileiro na promoção do turismo através da criação do Ministério do Turismo em 2003 e do lançamento do Plano Nacional de Turismo que estabelece como estratégia para a atração de turistas, a diversificação da imagem do Brasil nas campanhas publicitárias de divulgação do país.
16.- Silva, Viviane Xavier de Lima e
ATÉ O APAGAR DA VELHA CHAMA : SATISFAÇÃO SEXUAL ENTRE HOMENS IDOSOS CADASTRADOS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 119 p. ; 22x16 cm. 

A sociedade moderna tem uma relação preventiva com o tempo. Essa relação é a causa de uma concepção de tempo dividido e progressivo, que gera a organização da vida em idades. A idade se torna, na sociedade moderna, uma dimensão fundamental da vida. Pode-se dizer que a idade é um conceito institucionalizado, ou, em outra visão, um regime de verdade. A literatura sociológica afirma que regimes de verdade são culpados por limitar experiências e, inclusive, produzir sofrimentos. Partindo de reflexões advindas da gerontologia, e tendo com temática a sexualidade, este livro, fruto de mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009 se propõe a analisar o sexo na terceira idade no Brasil, visto que o mesmo é tido como elemento importante na análise da qualidade de vida dos idosos. Essa análise se justifica pela necessidade de se ter literatura especializada para ajudar gestores no planejamento de ações em saúde sexual.
17.- ## Ávila, Maria Betania
O TEMPO DO TRABALHO DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS : TENSÕES ENTRE DOMINAÇÃO/EXPLORAÇÃO E RESISTÊNCIA.—

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 404 p. ; 23x16 cm.

A categoria "trabalho" adquiriu uma centralidade na vida diária das sociedades, justificando-se, por isso, a atenção especial a que lhe dispensa a sociologia. Advindos do movimento feminista, temos os estudos sobre divisão sexual do trabalho, que compreendem a discriminação sofrida pelas mulheres inclusive na divisão social do trabalho. O presente estudo, fruto de doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008, faz uma análise empírica realizada na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, visa a elucidar como se dão as relações de trabalho nos empregos domésticos (o remunerado e o não-remunerado). É um estudo que possui a particularidade de conseguir traçar um painel da situação das empregadas domésticas a partir das experiências vivenciadas pelas próprias em seu dia-a-dia de trabalho.
18.- ## Costa, Anna Maria Ribeiro F. M.
WANINTESU : UM CONSTRUTOR DO MUNDO NAMBIQUARA.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 612 p. ; 23x16 cm. 

Tratando dos Nambiquara, povo indígena habitante do Noroeste do Mato Grosso, e amparada por anos de pesquisa e vivência do cotidiano Nambiquara, a autora desta publicação, fruto de doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008, analisa o papel do pajé (Wanintesu), importante membro da sociedade Nambiquara, através de seu discurso, enquanto elemento central do sistema social deste povo. Ela mostra como este, o pajé, é o principal mediador da cultura do grupo, e em seu papel, performático (e não institucional), como ele representa a resistência à desterritorialização representada pelo esquecimento de si e pela adoção da cultura ocidental. Orelhado por José Eduardo Fernandes Moreira da Costa, indigenista, e prefaciado por Regina Beatriz Guimarães Neto, professora da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, a obra além de fazer um estudo etnológico apresenta outra concepção, a do lado humano da tribo.
19.- Lessa, Ana Karina Marques da Cunha
A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E A QUALIDADE PERCEBIDA DO SERVIÇO : UM ESTUDO SOBRE O GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES EM EMPRESAS HOTELEIRAS DE PER.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 271 p. ; 22x15 cm.

Este livro, fruto de mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009, busca comparar o Gerenciamento de Impressões a respeito da RSE (Responsabilidade Social Empresarial), com a qualidade percebida do serviço de cinco hotéis do litoral sul de Pernambuco. Para tanto são realizados estudos individuais, onde se verifica, por exemplo, como a conduta de RSE é disseminada nas empresas, ou quais os recursos utilizados pela empresa para construir uma imagem relativa ao RSE para os seus clientes. Depois são realizados estudos comparados que visam a analisar se a imagem que se tem das empresas corresponde ao serviço que elas efetivamente realizam. Temas como responsabilidade social emrpesarial, cultura organizacional, além dos procedimentos metolodóglicos, apresentação e análise dos resultados obtidos acerca do estudo de cada hotel em Pernambuco estão presentes na publicação.
20.- Morimura, Michelle Midori
DO GLOBAL AO LOCAL : PERCURSOS TEÓRICOS E CONCEITUAIS DA SUSTENTABILIDADE.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 189 p. ; 22x16 cm. 

O debate em torno da sustentabilidade é fértil e polêmico. Autores tem opiniões diversas sobre o tema que é sempre tratado  de forma conjunta com a questão do desenvolvimento sustentável. A hipótese inicial é que a falta de clareza, sobre o que seria desenvolvimento sustentável, estaria vinculada à dificuldade de se compreender a sustentabilidade. Posteriormente percebeu-se que não era possível entender a própria sustentabilidade sem a compreensão da ideia do desenvolvimento, um conceito multidimensional e polissêmico. Este livro, fruto de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009 busca compreender o signo sustentabilidade na perspectiva semiótica do filósofo Charles Sanders Peirce, através da análise do uso do mesmo em diversos acordos de políticas ambientais.
21.- Nogueira, Amanda Mansur Custódio
O NOVO CICLO DE CINEMA EM PERNAMBUCO : A QUESTÃO DO ESTILO.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 229 p. ; 22x15 cm.

O cinema pernambucano viveu dois grandes ciclos de produção: O Ciclo no Recife, na década de 1920, e o Ciclo dos Super-8, na década de 1970. O segundo ciclo findou-se em 1978. Passados 19 anos sem nenhuma produção cinematográfica em Pernambuco, em 1997 Paulo Caldas e Lírio Ferreira lançam "Baile Perfumado". Com ele inicia-se o terceiro ciclo do cinema pernambucano, popularmente chamado de Árido Movie, ciclo que tem suas origens temporais paralelas ao Movimento Manguebeat. Partindo do questionamento "o que é cinema pernambucano?", este livro, fruto de mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009, faz um pequeno percurso pela história do cinema em Pernambuco, aportando no terceiro ciclo. Tomando-o como objeto de estudo, através do suporte teórico oferecido pelos estudos de Linguagem e pelos Estudos Culturais, ela investiga como ele se constitui um contraponto a toda a efervescência cultural da década de 1980 e 1990.
22.- ## Lima, Luciano Mendonça de
CATIVOS DA "RAINHA DA BORBOREMA" : UMA HISTÓRIA SOCIAL DA ESCRAVIDÃO EM CAMPINA GRANDE - SÉCULO XIX.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2009. -- 476 p. ; 23x16 cm. 

Este livro, fruto de doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008 analisa o tema da escravidão no Brasil Império (1822-1889), escolhendo como objeto a escravidão na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A principal questão a ser averiguada pelo autor envolveu a delimitação das implicações geradas pelo intenso processo de crioulização vivenciado pela escravaria da cidade. O autor inicia com um esboço da cidade, cenário onde os escravos, seus proprietários, libertos e outros homens livres atuaram e interagiam socialmente no século XIX. Em seguida adentra no mundo dos escravos, abordando temas como as origens e etnias da população cativa, os padrões de distribuição e posse, o processo de crioulização, a formação de famílias, e as sociabilidades. Desta forma, reconstrói a comunidade escrava ao longo do tempo criando uma base para compreender a gestão de uma cultura de resistência com suas mutações e manifestações.
23.- Gonçalves, Rogério Piquet Barreira
FERNANDO DE NORONHA : O TAC E OS SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DA GESTÃO PÚBLICA AMBIENTAL.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 147 p. ; 23x16 cm.

O presente estudo, fruto de mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008 analisa a aplicabilidade do instrumento jurídico do TAC - Termo de Ajustamento de Conduta no espaço insular para mediar o conflito de competências administrativas entre os poderes federal e estadual. O estudo analisa o modelo de repartição de competências administrativas ambientais estabelecidas em Fernando de Noronha, a partir da celebração do TAC verificando os seus reflexos na qualidade da gestão ambiental. As pesquisas de documentos e de campo revelaram a eficácia do TAC, no que tange ao ordenamento das atribuições dos entes públicos federais e estaduais envolvidos na gestão ambiental do Arquipélago. Muito embora a eficácia do TAC tenha sido mitigada intencionalmente pelos gestores públicos da ilha quando da sua celebração e aplicação.
24.- Nóbrega, Pedro Ricardo da Cunha
ANTIGOS LUGARES, NOVOS TEMAS : OS SINAIS DO TEMPO NO BAIRRO DA BOA VISTA.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 262 p. ; 22x16 cm. 

Este livro, fruto de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal De Pernambuco em 2009, faz uma análise da história e do "envelhecimento" do bairro de Boa Vista, situado em Recife, capital de Pernambuco. Ao discorrer sobre o tempo deste bairro, o autor busca aprofundar o debate do envelhecimento social, trazendo-o para o cenário público. Desta forma, versa também sobre uma aproximação às ciências ambientais, uma vez que a discussão sobre a gestão da vida e seus mais diversos nuances está entrelaçado ao ambiente, entendido como o "campo" da reprodução da vida, da dinâmica das relações sociais, em especial, nas marcas e sinais do tempo, e os seus vinculos com o espaço, na sua dupla qualidadede produto e condicionante das relações sociais. Aliado sempre com a noção de que a natureza é um elemento que está presente inexoravelmente ao meio.
25.- Santos, Claudemir Inacio dos
COMO EXECUTIVOS APRENDEM NO AMBIENTE DE TRABALHO : UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO SETOR METALMECÂNICO EM PERNAMBUCO.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 239 p. ; 22x16 cm.

Este livro, fruto de mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009, busca compreender alguns aspectos da aprendizagem de executivos. A questão que motivou o estudo foi: como executivos de organizações fornecedores da cadeia produtiva de petróleo e gás natural aprendem? No plano teórico adotou-se a perspectiva do construtivismo sob a ótica da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência além de estudos sobre o trabalho gerencial. A obra faz três estudos de casos do setor metal mecânico de três empresas pernambucanas (Metalúrgica, Engeman e Codistil) que analisa a aprendizagem de executivos destas organizações e descreve como o trabalho desses profissionais foi alterado pela aprendizagem.
26.- Diniz, Larissa Raposo
UM ESPELHO PARA SE CONTEMPLAR : A ADOLESCÊNCIA EM DISCURSOS DE ADOLESCENTES DA ZONA RURAL.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 153 p. ; 22x16 cm.

Sabe-se que o estereótipo da adolescência como uma idade conturbada, marcada pela rebeldia e inestabilidade emocional ainda circula pela sociedade, e configura as caracterizações ainda presentes nos estudos contemporâneos sobre o tema. Entendendo o rural como um contexto social e econômico distinto e que guarda uma grande diversidade interna, e partindo do pressuposto que a realidade influencia a construção da subjetividade, questiona-se como adolescentes de zona rural vivem essa fase da vida que ainda insiste em ser percebida como universal. Este livro, fruto de mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2010, tem como objetivo analisar as construções discursivas sobre a adolescência realizadas por adolescentes do meio rural pernambucano, objetivando, especificamente, identificar e analisar a mobilização de termos, definições, descrições e teorias sobre a adolescência nesses discursos.
27.- ## Silva, Jaílson Pereira da
UM BRASIL EM PÍLULAS DE 1 MINUTO : HISTÓRIA E COTIDIANO EM PUBLICIDADES DAS DÉCADAS DE 1960-80.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 256 p. ; 22x16 cm. 

Este livro, fruto de doutorado em História pela Universidade Federal do Pernambuco em 2009, faz uma análise histórica a partir de anúncios publicitários, sobretudo os televisivos. O objetivo do trabalho acadêmico foi o de perceber como as imagens publicitárias veiculadas no Brasil, entre as décadas de 1960 a 1980, dialogavam com o momento histórico que o país vivia, num conturbado período marcado pela ditadura militar no Brasil (1964-1985). Estas décadas foram escolhidas devido às transformações que o cenário audiovisual brasileiro sofreu naquele período. Assim o autor, observou que as produções publicitárias ainda são "documentos" pouco explorados pelo trabalho historiográfico. Os comerciais analisados pertencem ao acervo da Associação Nacional Memória da Propaganda, instituição voltada à preservação e à divulgação da memória audiovisual brasileira.
28.- Marques, Célio
TERRENOS DE MARINHA : (I)LEGALIDADE E DEMOCRACIA.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 203 p. ; 22x16 cm. 

A preocupação com a industrialização e a expansão urbana, associadas à complexidade e importância jurídica dos terrenos de marinha, linha imaginária que corta a costa brasileira, que com base na média de marés altas e baixas, delimita todo terreno, como sendo considerado da União, é o tema desta obra. O livro, fruto de mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco em 2010 analisa os terrenos de marinha e a aplicação de seus recursos nos mais variados aspetos: volta-se para a evolução histórico-jurídica e conceitual dos terrenos de marinha; examina os regulamentos e as leis que atribuem à Secretaria do Patrimônio da União o papel de gerenciar os terrenos de marinha; aborda os aspectos da legalidade, publicidade e moralidade administrativa utilizados na demarcação nestes terrenos; além de apresentar recomendações a respeito da própria continuidade ou não da existência destes terrenos.
29.- Salcedo, Diego Andres
A CIÊNCIA NOS SELOS POSTAIS COMEMORATIVOS BRASILEIROS : 1900-2000.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 216 p. ; 22x16 cm. 

Este trabalho, fruto de mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007, investiga a difusão de ciência por meio dos selos postais brasileiros emitidos no século XX. Para tanto, uma direção explorou os debates sobre a ciência e a tecnologia, seus valores histórico-conceituais e as suas representações com outros medios. Outra direção percorreu alguns pressupostos das áreas de Comunicação e da Linguagem dando ênfase ao discurso, ao texto e ao gênero. Após essa caminhada, chegou o momento de olhar para o objeto: o selo postal. Foi realizado um empreendimento no sentido de compreender as características de sua produção, distribuição e circulação. O artefato é aqui escrutinado com o objetivo de determinar os seus elementos constitutivos. A maturação deste esforço possibilitou a indicação de um estatuto do selo postal e contribuiu para uma aproximação entre os adeptos ao colecionismo filatélico e as investigações acadêmicas.
30.- ## Messias, Elizama Pereira
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS : AÇÕES NA CIDADE DO RECIFE, TRAJETÓRIAS E CONTRADIÇÕES NA LUTA PELO RECONHECIMENTO DA POPULAÇÃO NEGRA.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 247 p. ; 22x16 cm. 

A luta por reconhecimento tem tomado diversos contornos na sociedade brasileira e pelo mundo. Ao mesmo tempo em que identidades se unem para a efetivação de direitos, vemos o ressurgimento de rascismos. Perceber como estas questões se materializam nas práticas institucionais não é tarefa fácil. Este tornou-se o desafio da pesquisa que gerou este livro, fruto de mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009, que buscou historiar o processo de implementação da lei 10.639/03 entre 2005 e 2008 na Secretaria de Educação de Recife, Pernambuco. Tendo como foco os fazedores de política, buscou-se desvelar suas representações sobre temas como identidade etno-racial, igualdade/equidade, dentre outros. Mesmo tecendo críticas em relação ao Estado, compreende-se que para a efetivação de direitos, é preciso que este redefina seu papel de forma a ampliar sua intervenção, traduzindo igualdade formal em igualdade de condições.
31.- ## Pontes, Emílio Tarlis Mendes
TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS : DO COMBATE À SECA À CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NORDESTINO, O CASO DO PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS NO MUNICÍPIO DE AFOG.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 239 p. ; 22x16 cm.

Com uma população de mais de 21 milhões de pessoas o semi-arido brasileiro experimentou alguns avanços nas últimas décadas. No entanto, verifica-se que, em sua maior parte, o semi-árido ainda é caracterizado por um baixo dinamismo econômico, com indicadores sociais baixos e pela degradação ambiental que incide sobre seus frágeis ecossistemas. Este livro, fruto de doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2010, analisa as principais alternativas de intervenção regional, apreendendo suas relações com os diferentes paradigmas de desenvolvimento. Busca identificar os fundamentos para uma proposta alternativa de desenvolvimento sustentável na região por meio de um programa de ajuda numa cidade de Pernambuco. Verifica-se que a proposta do "combate à seca e aos seus efeitos", que predominou durante quase todo o século XX, está atualmente em crise, tendo em vista que os seus fundamentos negam os princípios da sustentabilidade.
32.- Melo, Patricia Bandeira de
HISTÓRIAS QUE A MÍDIA CONTA : O DISCURSO SOBRE O CRIME VIOLENTO E O TRAUMA CULTURAL DO MEDO.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 382 p. ; 22x16 cm. 

Fruto de doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2010, esta obra analisa o discurso jornalístico acerca do crime violento como o instituto do mal que pode produzir o trauma cultural do medo compartilhado. A intenção não é abordar o crime violento como objeto, mas a representação que a imprensa faz dele em suas narrativas. São os sentidos circulantes, as cadeias de significação construídas na imprensa sobre as categorias crime violento, vítimas, perpetradores do mal e medo coletivo que são analisadas nas mídias. Para isso, recorre-se à análise do discurso em textos selecionados no site do 'Jornal do Commercio' e nos blogs de jornalistas do site do jornal 'O Globo'. Assim a autora conclui que o discurso jornalístico tem sido fundamental para construir e sustentar o trauma cultural do medo nos indivíduos, que passam a compartilhar os dramas das vítimas e de seus familiares de forma mediada pelos meios de comunicação.
33.- ## Gonçalves Filho, Carlos Antônio Pereira
HONRADAS SENHORAS & BONS CIDADÃOS : GÊNERO, IMPRENSA E SOCIABILIDADES NO RECIFE OITOCENTISTA.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 234 p. ; 22x16 cm. 

Este livro, fruto de mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009, analisa as concepções de gênero no Recife, Pernambuco, no século XIX. Tomando como objeto o periódico 'O Carapuceiro' publicado entre 1832 e 1847 pelo padre Lopes Gama (1791-1852), procurou-se investigar como eram definidos, social e culturalmente, um homem e uma mulher. Partiu-se do pressuposto que o jornal constituía numa fonte para se estudar as idéias e práticas que se faziam presentes com relação ao ser-homem e ao ser-mulher, além do que o seu discurso também assumia um caráter político ao tratar das questões de gênero. O livro mostra que as críticas de Lopes Gama aos maus hábitos de homens e mulheres tinham, como uma de suas finalidades, difundirem certa imagem ou modelo de comportamento onde o fim último seria a célula familiar; célula esta que teria a função de gerar bons cidadãos capazes de desempenhar bem as funções do Estado imperial.
34.- ## Batista, David do Nascimento
HABITUS DIPLOMÁTICO : UM ESTUDO DO ITAMARATY EM TEMPOS DE REGIME MILITAR (1964-1985).

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2010. -- 311 p. ; 22x16 cm.

Durante anos o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, gozou da reputação de ter se mantido distante dos excesos do regime militar brasileiro (1964-1985), sendo por isso considerado a reserva moral do aparato de Estado brasileiro. Este livro, fruto de doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2010, discorre sobre as relações exteriores no Brasil durante a ditadura militar, por meio de uma análise do Itamaraty. Como afirma o autor, um intrincado tecido sociológico compreende o papel desempenhado pela diplomacia brasileira durante a ditadura, analisando-se este habitus diplomático por meio de três óticas: avaliando a consistência do status da dita neutralidade por muito tempo atribuída ao Itamaraty durante o período abordado; identificando os mecanismos que permitiram a blindagem do Ministério diante da violência do regime; e procurando inferir a lógica de tal poder de adaptação.
35.- Silva, Girlan Cândido da
USINA CATENDE : UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER, DISPUTAS TERRITORIAIS E O PROCESSO ECONÔMICO-SOLIDÁRIO EM SEUS DOMÍNIOS.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2011. -- 206 p. ; 22x16 cm. 

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as relações de trabalho no território da cana. É, assim, um apanhado da história da Usina Catende (em Pernambuco), considerada a maior usina de cana-de-açúcar da América Latina, que em um determinado momento de sua história recente abre processo de falência deixando cerca de 2.300 famílias em precárias condições de vida. A partir daí, os moradores resolveram reivindicar seus direitos na justiça e como era de se esperar o antigo proprietário não pode pagar os débitos. Então, um feito inédito aconteceu: a usina foi transformada no modelo de cooperativa. Então, o autor, na sua experiência de cientista social, traz à discussão o contexto socioeconômico de trabalho e poder no ambiente atual da Usina Catende.
36.- Sarabia, Mônica Luize
NOVA E VELHA CENTRALIDADE URBANA : O EXEMPLO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2011. -- 219 p. ; 22x16 cm.

O presente estudo expõe a trajetória do desenvolvimento regional que se consolida no agreste pernambucano, por conta da aglomeração produtiva dedicada à atividade de confecção têxtil. O autor faz, assim, reflexões que compreendem as peculiaridades dessas ampliações territoriais de novos pólos de produção, existentes no interior do nordeste brasileiro.
37.- ## Canario, Ezequiel David do Amaral
É MAIS UMA SCENA DA ESCRAVIDÃO : SUICÍDIOS DE ESCRAVOS NA CIDADE DO RECIFE, 1850-1888.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2011. -- 218 p. ; 22x16 cm. 

A presente obra é fruto de uma extensa pesquisa sobre um tema áspero: o suicídio. No entanto, com linguagem leve, o autor sabe passar agradavelmente a importância deste tema, no contexto da escravidão no Recife do Brasil pré-abolição. Num tema que carece de estudo, o autor se debruça, com olhar de ser humano e historiador, sobre muito além dos fatos materiais que são possíveis apontar na cronologia histórica, chega à alma humana, no interior desses protagonistas de suas próprias mortes. A obra traz, assim, reflexões acerca dos conceitos de suicídio, do contexto social no Recife (capital pernambucana) ao redor desse tema, e até mesmo do por quê desses escravos escolherem morrer.
38.- ## Campos, Veridiana Pereira Parahyba
BELEZA É COISA DE MULHER? : PREOCUPAÇÕES ESTÉTICAS E IDENTIDADE FEMININA ENTRE MULHERES INTELECTUAIS.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2011. -- 164 p. ; 22x16 cm. 

Esta publicação estuda com inovação a identidade feminina, abordando a relação entre beleza, feminilidade e reflexividade (visão de si). A partir de pesquisa em campo, ela procura compreender o conflito entre os signos de feminilidade – beleza, maternidade, delicadeza – e de masculinidade – razão, trabalho – na vida da mulher intelectual. O presente trabalho se mostra, assim, importante ferramenta de reflexão não só para a área da Sociologia, mas também para a sociedade, para as relações de trabalho e para o mundo, interno e externo, de cada mulher.
39.- Paulo, Maria de Assunção Lima de
JUVENTUDE RURAL : SUAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS.

Recife : Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2011. -- 324 p. ; 22x16 cm. 

Dentro dos estudos de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, esta obra é uma ampla abordagem da identidade social, pessoal, econômica e geracional do jovem rural. A pesquisa foi feita no município de Orobó, agreste do estado, onde foi possível comprovar a multifacetada realidade desses jovens. Os quais, por sua vez, desenvolvem não só uma identidade enquanto jovens, jenuinamente inovadores, mas também uma identidade que o liga diretamente ao meio rural, família, costumes, tradição, limites impostos, dificuldade de integração, dentre outros.
40.- Maciel, Osvaldo Batista Acioly
A PERSERVERANÇA DOS CAIXEIROS : O MUTUALISMO DOS TRABALHADORES DO COMÉRCIO EM MACEIÓ (1879-1917).

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2011. -- 314 p. ; 22x16 cm. 

A obra apresenta uma pesquisa na área de História Social do Trabalho, com foco nas primeiras formas de organizações dos trabalhadores no Brasil. No caso pesquisado, foi destacada a história da Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros de Maceió (criada em 1879) e na Sociedade Instrução e Amparo dos Caixeiros de Maceió (1882/1884), que eram destinadas aos trabalhadores do comércio de Maceió, capital de Alagoas.
41.- Oliveira, Mariana Lins de
A GESTÃO DOS RISCOS NAS POLÍTICAS DE JUVENTUDE : UM ESTUDO A PARTIR DOS EGRESSOS DO PROJOVEM.

Recife: Universidade Federal de Pernambuco. UFPE, 2011. -- 156 p. ; 22x16 cm. 

A partir da década de 1990 o debate em torno das juventudes foi aprofundado, culminando nas políticas públicas nacionais específicas para o assunto na década de 2000. A obra analisa, nesse contexto, como a juventude vem se tornando pauta dessas políticas públicas, destacando-se a presença do discurso de riscos nessas políticas. Para este fim foram avaliados os sentidos dados à concepção de "jovem em situação de risco social" expressa tanto nos documentos da política nacional concernente quanto nos discursos de egressos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife. A obra vem, enfim, mostrar como a juventude corporificou-se na política pública brasileira, frente a uma nova economia de poder ancorada na regulamentação política das vidas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário