Latbook Brasil

A Livraria Garcia Cambeiro“Latbook Brasil Ltda.”, vem trabalhando com bibliotecas há mais de 50 anos. Com uma equipe de trinta pessoas, atendemos a pedidos de mais de 200 bibliotecas dos Estados Unidos e de outros países. Fornecemos Approval Plans para bibliotecas do mundo todo desde 1965, tendo até a data atual, mais de 40 contratos deste tipo. Temos escritórios em Buenos Aires e São Paulo, e pessoal especializado viajando permanentemente, e visitando todas as capitais e cidades importantes, além de feiras de livros regionais e nacionais. Respondemos a consultas, buscando por qualquer material de interesse em qualquer cidade da Argentina e do Brasil.

"Você pode contar com nossa estrutura para ampliar ou construir a coleção de sua biblioteca"

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Livros com temática indígena


Destacadas obras recentemente lançadas com
temática indígena

1.- Tempass, Mártin César
A doce cosmologia Mbyá-Guarani : uma etnografia de saberes e sabores.
1a. ed. -- Curitiba : Appris, 2012. -- 514 p. ; il ; Sl; 24x18 cm.
Este livro é resultado de oito anos de pesquisas etnográficas entre o grupo indígena Mbyá-Guarani. Articulando bases teóricas situadas na interface entre etnologia e antropologia da alimentação, o livro é uma inédita contribuição à área. Os múltiplos dados da pesquisa etnográfica, acrescidos de um criterioso levantamento bibliográfico, fomentam minuciosas análises do sistema culinário Mbyá-Guarani, e a partir disso, permitem uma ampla compreensão da sociedade e da cosmologia destes índios. A obra faz repensar a participação indígena no processo de formação da culinária brasileira, pondo em xeque noções tidas como consolidadas, além de evidenciar como, a partir da produção/obtenção, preparação, distribuição e consumo de alimentos, estes indígenas se constroem como pessoas e fortalecem suas relações harmoniosas com a natureza e o seu entorno.

2.- Lea, Vanessa R.
Riquezas intangíveis de pessoas partíveis : os mebêngôkre (Kayapó) do Brasil Central.
1a. ed. -- São Paulo : Universidade de São Paulo. USP, 2012. -- 495 p. ; il ; 27x18 cm.
Esta obra focaliza a análise nas relações que conectam os indígenas no processo de transmissão de nomes e riquezas (nekretx), no âmbito das redes associadas às matricasas mebêngôkre, argumentando que os Metyktire (subgrupo mebêngôkre) são matrilineares, diferentemente do que apontam estudos realizados nas décadas de 1970 e 1980. Essa análise é inspirada nas reflexões de Lévi-Strauss sobre as "sociedades de casas" e de Marilyn Strathern sobre a circulação de riquezas na Nova Guiné. O livro descreve as práticas de nominação dos mebêngôkre, que costumam transmitir um conjunto variado de nomes (bonitos, comuns e de brincadeira) e nekretx para as gerações mais novas, através de longas cerimônias organizadas para esta finalidade. O texto aborda um tema central na vida mebêngôkre a partir de uma perspectiva etnográfica permeada por análises teóricas de maior fôlego, permitindo comparações com outras sociedades do Brasil Central.

3.- Araujo, Emanoel coordinador
Os mágicos olhos das Américas.
1a. ed. -- São Paulo : Museu Afro Brasil ; Governo do Estado de São Paulo, 2010. -- 347 p. ; il ; 30x24 cm.
Este livro apresenta por meio de vasto material iconográfico, a exposição "Os Mágicos Olhos das Américas", realizada no Museu Afro Brasil entre novembro de 2009 e janeiro de 2012. A mostra reuniu cerca de 300 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, destacando as potencialidades da cultura ibero-americana e a produção cultural como elo de países como Brasil, Espanha, Portugal, e demais países da América Latina e da África. O evento foi dividida por módulos: "Arte Indígena", "Pré-colombiana", "A Arte do Ouro", "Arte Africana", "Arte Sacra (Cuba-Brasil)", que contou com 39 esculturas, vasos, máscaras e fotografias, "Visões Ibero-Americanas: a Fotografia do Século XIX" e "Mário Cravo Neto: o Intérprete da Bahia". A exposição apresentou ainda 60 fotos do século XIX que pertencem à coleção Ruy Souza e Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário