Latbook Brasil

A Livraria Garcia Cambeiro“Latbook Brasil Ltda.”, vem trabalhando com bibliotecas há mais de 50 anos. Com uma equipe de trinta pessoas, atendemos a pedidos de mais de 200 bibliotecas dos Estados Unidos e de outros países. Fornecemos Approval Plans para bibliotecas do mundo todo desde 1965, tendo até a data atual, mais de 40 contratos deste tipo. Temos escritórios em Buenos Aires e São Paulo, e pessoal especializado viajando permanentemente, e visitando todas as capitais e cidades importantes, além de feiras de livros regionais e nacionais. Respondemos a consultas, buscando por qualquer material de interesse em qualquer cidade da Argentina e do Brasil.

"Você pode contar com nossa estrutura para ampliar ou construir a coleção de sua biblioteca"

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Coleção: NEGRAS E NEGROS : Pesquisas e Debates


Coleção: NEGRAS E NEGROS
Pesquisas e Debates


“Pesquisas e Debates” concretiza um projeto institucional, ao tornar-se resultado da luta dos(as) pesquisadores(as) negros(as) que acreditaram na importância de uma Associação como a ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) para o estabelecimento de uma rede interdisciplinar que tem como lema: “o combate ao racismo, preconceito e discriminação raciais, referendando seu ideário”. Seus fundadores e as Diretorias subsequentes entenderam que isso só seria possível ao reunir numa mesma entidade pesquisadores(as) negros(as), ativistas e outros(as) pesquisadores(as) que desenvolvam trabalhos que acastelem e priorizem estudos de interesse de negras e negros e a transformação do conhecimento sobre as populações negras no Brasil, na África e Diáspora. São essas questões que se apresentam nos três volumes desta coleção.

1.- Santos, Renato Emerson dos
Negras e negros : pesquisas e debates. Vol. 1 , Questões urbanas e racismo.
1a. ed. -- Petrópolis : Dp et Alii ; ABPN, 2012. – 400 p.
O primeiro volume, de uma série de três, reúne textos sobre a geograficidade das relações raciais. Sistematizado ao longo de cinco eixos temáticos: segregação socioespacial; mulher negra e ativismo; territorialidades culturais negras; religiões afro-brasileiras e intolerância; e luta antirracismo do movimento negro. Onze textos apresentam alguns recortes sobre as questões urbanas e racismo, em temáticas como: segregação socioespacial da produção do espaço urbano brasileiro, e o conhecimento de mulheres negras em lutas políticas. No vasto universo de temas daí decorrentes, o livro seleciona eixos mais representativos, de modo a oferecer consistência e rigor teóricos, permitindo e incentivando novas discussões. Edição bilíngue: português-inglês.

2.- Borges, Roberto Carlos da Silva
Negras e negros : pesquisas e debates. Vol. 2 , Mídia e racismo.
1a. ed. -- Petrópolis : Dp et Alii ; ABPN, 2012. – 244 p. ; il.
O segundo volume apresenta a formação e a manutenção da identidade do(a) negro(a) e as construções midiáticas em diferentes contextos. A apresentação da população negra em noticiários, telenovelas, peças publicitárias e jornalísticas é submetida à acurácia das pesquisas acadêmicas, que deslindam não só as mídias como o novo saber da atualidade, mas, ainda, o quanto elas são responsáveis pelo silenciamento do racismo e pela perpetuação dos estereótipos, apresentando permanentemente o negro como criminoso e/ou carente, ratificando os modelos isolados de enfrentamento de preconceitos nos noticiários e, assim, esquivando-se sempre de sua função de esclarecimento histórico, social e político. Edição bilíngue: português-inglês.

3.- Batista, Luís Eduardo
Negras e negros : pesquisas e debates. Vol. 3 , Saúde da população negra.
1a. ed. -- Petrópolis : Dp et Alii ; ABPN, 2012. -- 319 p. ; il
Obra dividida em duas partes : na primeira, as políticas de saúde são contempladas e dissecadas em nove textos, que permeiam desde o direito à saúde, perpassando os sistemas de informações e regulação médica até as contundentes críticas às práticas de Atenção Básica/ Primária e de Saúde Integral à população negra. A segunda parte mantém o gume da análise acadêmica ao longo de seus oito textos sobre o racismo como determinante social da saúde. Os organizadores e autores, são pesquisadores de longa data estudiosos das temáticas apresentadas e defendidas durante o percurso histórico da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).


Nenhum comentário:

Postar um comentário