Latbook Brasil

A Livraria Garcia Cambeiro“Latbook Brasil Ltda.”, vem trabalhando com bibliotecas há mais de 50 anos. Com uma equipe de trinta pessoas, atendemos a pedidos de mais de 200 bibliotecas dos Estados Unidos e de outros países. Fornecemos Approval Plans para bibliotecas do mundo todo desde 1965, tendo até a data atual, mais de 40 contratos deste tipo. Temos escritórios em Buenos Aires e São Paulo, e pessoal especializado viajando permanentemente, e visitando todas as capitais e cidades importantes, além de feiras de livros regionais e nacionais. Respondemos a consultas, buscando por qualquer material de interesse em qualquer cidade da Argentina e do Brasil.

"Você pode contar com nossa estrutura para ampliar ou construir a coleção de sua biblioteca"

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

África – Brasil : A palavra herdada dos pais africanos.


Apresentamos duas coleções que tratam sobre o continente africano. A primeira “Literatura e Afrodescendência no Brasil” aborda herança africana para as letras no Brasil, de Machado de Assis a Paulo Lins, os quatro volumes trazem o mais ambicioso painel crítico já publicado sobre a contribuição da herança africana para as letras brasileiras. A segunda “História Geral da África”, onde 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. A obra traz quase dez mil páginas em oito volumes, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990. Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português desta Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

LITERATURA E AFRODESCENDÊNCIA
NO BRASIL
 

Eduardo de Assis Duarte
Duarte, Eduardo de Assis coordinador
Literatura e afrodescendência no Brasil : antologia crítica. Vol. 1 , Precursores.
Composto de quatro volumes, esta publicação é fruto de pesquisa realizada em todas as regiões do país com vistas ao mapeamento e estudo da literatura produzida pelos afrodescendentes desde o período colonial brasileiro (1500-1822). Esta antologia crítica envolveu 61 pesquisadores, vinculados a 21 instituições de ensino superior brasileiras e seis estrangeiras. O primeiro volume é dedicado aos autores afrodescendentes nascidos antes de 1930. Cobre um amplo painel que se inicia no século XVIII com Domingos Caldas Barbosa, passa por Luiz Gama e Maria Firmina dos Reis, com suas obras pioneiras em meados do século XIX, chega a Machado de Assis, José do Patrocínio, Cruz e Sousa, Lima Barreto e abarca ainda autores do século XX, tais como Nascimento Moraes, Lino Guedes, Solano Trindade, Abdias Nascimento, Carolina Maria de Jesus, Mestre Didi, Eduardo de Oliveira e Carlos de Assumpção.
Duarte, Eduardo de Assis coordinador
Literatura e afrodescendência no Brasil : antologia crítica. Vol. 2 , Consolidação.
A África desde o período colonial brasileiro, sempre esteve presente na vida cultural e social brasileira. Esta obra, que mapeia e registra a literatura brasileira produzida por afrodescendentes apresenta a faceta afro da literatura brasileira, num total de 100 escritores oriundos de tempos e espaços diversos, apresentados a partir de ensaios críticos, contendo dados biográficos, estudo de obra, relação de publicações e de fontes de consulta. O segundo volume se inicia com o poeta e ficcionista Oswaldo de Camargo e trata de escritores nascidos nas décadas de 1930 e 1940, entre eles Joel Rufino dos Santos, Nei Lopes, Muniz Sodré, Conceição Evaristo, Adão Ventura, Paulo Colina, Oliveira Silveira, Domício Proença Filho, Geni Mariano Guimarães e Arnaldo Xavier. Aborda ainda o memorialismo angustiado de Francisca Souza da Silva, em sua perambulação pelas cozinhas, ruas e favelas brasileiras.
  Duarte, Eduardo de Assis coordinador
Literatura e afrodescendência no Brasil : antologia crítica. Vol. 3 , Contemporaneidade.
A partir de 2011 as escolas públicas do Brasil passaram a receber o primeiro material didático produzido no país sobre a história do continente africano, atendendo a uma lei publicada em 2003, que determina o ensino da história e da cultura africanas aos estudantes. Esse material mostra o crescente interesse do Brasil pela África e pela forte influência que o país adquiriu pelos africanos que vieram para o país em grande número devido ao tráfico negreiro. Este volume, apresenta ensaios de Maria Nazareth Soares Fonseca sobre Cuti – poeta, ficcionista, um dos fundadores da série Cadernos Negros – e abarca um conjunto de 39 escritores nascidos na segunda metade do século XX: Miriam Alves, Edimilson de Almeida Pereira, Esmeralda Ribeiro, Salgado Maranhão, Éle Semog, Lia Vieira, Márcio Barbosa, Ronald Augusto, Paulo Lins, Ana Maria Gonçalves, José Carlos Limeira e Jônatas Conceição, entre outros.
Duarte, Eduardo de Assis coordinador
Fonseca, Maria Nazareth Soares coordinador
Literatura e afrodescendência no Brasil : antologia crítica. Vol. 4 , História, teoria, polêmica.
Fazer um mapeamento da literatura afrodescendente nascida no Brasil do século XVIII até os dias atuais foi o desafio ao qual se propôs, nos últimos 10 anos, o professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Eduardo de Assis Duarte, que contou, durante boa parte das pesquisas, com a colaboração de Maria Nazareth Soares Fonseca, professora de literatura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Este volume, o quarto e último da publicação, contempla reflexões sobre o projeto de uma literatura negra ou afro-brasileira a partir de visões diferenciadas e contrastantes. Traz depoimentos dos escritores Abdias Nascimento, Oswaldo de Camargo, Cuti, Conceição Evaristo, Márcio Barbosa e Esmeralda Ribeiro, empenhados na construção dessa vertente. Além disso, apresenta textos críticos de nomes como Octávio Ianni, Silviano Santiago, Zilá Bernd, Leda Maria Martins, Zahidé Muzart, Regina Dalcastagnè e Marcos Alexandre.
Ki-Zerbo, Joseph coordinador
História geral da África. Vol. I , Metodologia e pré-história da África.
Este volume trata da pré-história da África e da metodologia utilizada para a sua elaboração. A primeira parte do livro avalia a importância atribuída pelas sociedades africanas ao seu passado, ao crescimento e ao desenvolvimento. Discorre sobre a historiografia africana juntamente com uma descrição geral de fontes e técnicas utilizadas no estudo e pesquisa do continente, em um empreendimento conjunto da arqueologia, linguística, literatura, tradição oral e outras disciplinas. Os capítulos de 10 a 12 abordam aspectos linguísticos e migrações. Em seguida, há dois capítulos sobre geografia histórica e uma discussão sobre o quadro cronológico adotado no estudo da África. A segunda metade do volume lida especificamente com o surgimento do homem na África e a pré-histó ria do continente, com destaque para o Vale do Nilo.
LATBOOK BRASIL LTDA
Mokhtar, Gamal coordinador
História geral da África. Vol. II , África antiga.
Este volume aborda desde o período final do Neolítico, em torno do oitavo milênio a.C., até o século VII da Era Cristã. Esse período, de cerca de nove mil anos de história, é subdividido em quatro grandes zonas geográficas, assim abordadas: nos capítulos de 1 a 12, o corredor do Nilo, o Egito e a Núbia; de 13 a 16, as terras altas da Etiópia; de 17 a 20, a área do Magreb e seu interior saariano. Os capítulos de 21 a 29 traçam um panorama do resto da África, bem como das ilhas africanas do oceano Índico. De fato, a maior parte do volume II é dedicada à antiga civilização do Egito, em virtude do lugar preeminente que ocupa no início da história da África.
LATBOOK BRASIL LTDA
El Fasi, Mohammed coordinador
História geral da África. Vol. III , África do século VII ao XI.
Este volume aborda o período que abrange do século VII ao XI e trata principalmente: da influência crescente do Islã nas regiões Norte e Oeste do continente; da disseminação da cultura islâmica e de sua interação com a cultura africana tradicional; da expansão contínua dos povos de língua banto e do florescimento e consolidação de civilizações nas zonas sudanesas da África Ocidental. Discute-se detalhadamente a dinastia islâmica no Norte da África, seus contatos mais amplos e os cristãos na Núbia. Discorre sobre as savanas, as florestas, a costa oeste da África, o Chifre da África, a costa leste da África e o interior, a África Central, a África do Sul e Madagascar, e, por fim, o desenvolvimento interno e os contatos internacionais. Analisa-se, ainda, a diáspora africana na Ásia, bem como as relações internacionais e a difusão da tecnologia no contexto africano. Avalia-se também o impacto geral desse período na História da África.
LATBOOK BRASIL LTDA
Niane, Djibril Tamsir coordinador
História geral da África. Vol. IV , África do século XII ao XVI.
Este volume aborda do século XII até o XVI. Nesse período, a história do continente é marcada pelos registros escritos que se tornam mais comuns, cujos temas característicos são: o triunfo do Islã, a extensão das relações comerciais, os intercâmbios culturais e os contatos humanos, e o desenvolvimento de reinos e impérios. O primeiro capítulo descreve os Almóadas. Seguem-se os capítulos sobre as várias civilizações da África Ocidental: Mali, Songhai, região do rio Níger, bacia do Volta, Chade, Haussa e povos costeiros da Casamance e do Camarões. O enfoque do capítulo 15 em diante é o Norte da África e o Oriente Médio, a começar do Egito e da Núbia, passando pela Etiópia e pelos Estados do Chifre da África. A África Central é representada nos capítulos em que se tem como referência as áreas entre o litoral e os grandes lagos. Os demais capítulos falam sobre a África Equatorial, Angola, África do Sul, Madagascar e ilhas vizinhas.
LATBOOK BRASIL LTDA
Ogot, Bethwell A. coordinador
História geral da África. Vol. V , África do século XVI ao XVIII.
Este livro aborda desde o início do século XVI até o fim do século XVIII. Dois grandes temas se apresentam: primeiro, a contínua evolução interna dos Estados africanos e seus aspectos culturais. Em segundo, o crescente envolvimento dos africanos com o comércio externo e suas consequências. No Norte da África, os otomanos conquistam o Egito e estabelecem regências em Trípoli, em Túnis e em Argel. As religiões tradicionais continuam a coexistir com o cristianismo, em declínio, e o islamismo, em ascensão. Ao longo da costa da África Ocidental, os europeus estabelecem uma rede de comércio cujo foco é o tráfico negreiro internacional, em decorrência, principalmente, do desenvolvimento de lavouras de agricultura no Novo Mundo. As consequências desse comércio para a África são examinadas, inclusive a longo prazo, tendo resultados na atual economia mundial e nas suas desigualdades.
LATBOOK BRASIL LTDA
Ogot, Bethwell A. coordinador
História geral da África. Vol. VI , África do século XIX à década de 1880.
Este volume aborda do início do século XIX aos anos de 1880, anterior à disputa europeia pelo território africano e ao estabelecimento do regime colonial. Durante o período, apesar da crescente presença dos europeus em vários campos, e das influências indiretas e externas sobre muitas sociedades africanas, houve importantes tentativas distintas de se desenvolver e modernizar. Há aqui quatro capítulos temáticos, que examinam as principais forças de trabalho na sociedade africana no início do século XIX; a mudança do seu papel na economia mundial; as tendências e os processos emergentes, e os efeitos da abolição no comércio de escravos. A situação é detalhada em capítulos que tratam de diversas regiões, e os finais relatam a diáspora africana e avaliam condiçõ es de desenvolvimento político, econômico e cultural do continente às vésperas da conquista europeia.
LATBOOK BRASIL LTDA
Ogot, Bethwell A. coordinador
História geral da África. Vol. VII , África sob dominação colonial, 1880-1935.
Este volume analisa o período (1880-1935) da partilha colonial, a conquista e a ocupação europeia da África e a invasão da Etiópia pela Itália fascista. Todo o volume é direcionado para as respostas dos próprios africanos aos desafios do colonialismo. Inicialmente, apresenta-se um levantamento das atitudes e reações dos africanos, às vésperas da era colonial, às pretensões europeias e suas ambições imperiais, seguido de capítulos que discutem iniciativas e reações africanas frente a divisão territorial arbitrária, conciliando uma visão geral e o detalhamento regional. A análise dos anos de 1919 à 1935 enfoca o impacto dos aspectos econômicos e sociais dos sistemas coloniais nas diferentes zonas de influência europeia e no norte do continente. Os capítulos finais observam os movimentos anticolonialistas, o fortalecimento do nacionalismo político africano e da interação entre a África negra e o Novo Mundo.
LATBOOK BRASIL LTDA
Mazrui, Ali A. coordinador
História geral da África. Vol. VIII , África desde 1935.
São examinadas aqui as dimensões política, econômica e cultural do continente, mediante a progressiva libertação do jugo colonial no século XX. Para a África, 1935 marca o início da Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Etiópia por Mussolini. O conflito internacional domina o início da obra, com a descrição das crises na África do Norte e em outras regiões sob o domínio das potências europeias. A segunda e terceira seções do texto ocupam-se das lutas políticas na África, de 1945 às independências, do subdesenvolvimento e da luta pela autonomia econômica, examinando a construção da nação e a transformação progressiva das estruturas e dos valores políticos. Em seguida discorre-se sobre mudanças políticas e socioculturais desde 1935, além de abordar o desenvolvimento do pan-africanismo e o papel da África independente nos assuntos mundiais: a relação com países capitalistas, socialistas e em desenvolvimento e perspectivas rumo ao novo milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário