Latbook Brasil

A Livraria Garcia Cambeiro“Latbook Brasil Ltda.”, vem trabalhando com bibliotecas há mais de 50 anos. Com uma equipe de trinta pessoas, atendemos a pedidos de mais de 200 bibliotecas dos Estados Unidos e de outros países. Fornecemos Approval Plans para bibliotecas do mundo todo desde 1965, tendo até a data atual, mais de 40 contratos deste tipo. Temos escritórios em Buenos Aires e São Paulo, e pessoal especializado viajando permanentemente, e visitando todas as capitais e cidades importantes, além de feiras de livros regionais e nacionais. Respondemos a consultas, buscando por qualquer material de interesse em qualquer cidade da Argentina e do Brasil.

"Você pode contar com nossa estrutura para ampliar ou construir a coleção de sua biblioteca"

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil - 2012

A Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil reúne em 20 livros uma seleção de fotografias incríveis. A obra traz imagens feitas pelos primeiros fotógrafos que começaram a clicar o Brasil (1840) até os registros da inauguração de Brasília (1960). Este passeio pelo Brasil de antigamente desperta a gostosa saudade de tempos idos e revela um pouco da vida dos antepassados. Nesta coleção será possível observar São Paulo repleta de bondes, cidadãos trajando paletós e chapéus em ruas sem trânsito, escravos posando ao lado de seus donos, cerveja sendo entregue em carroças, a chegada de imigrantes ao país, e muitos outros retratos da formação do Brasil.
1.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 1 , SÃO PAULO : DE VILA A METRÓPOLE.
Os primeiros registros fotográficos de São Paulo já têm 150 anos — são da década de 1860, quando a vila era capital da província e reunia 30 mil habitantes. O primeiro volume desta coleção, de um total de 20 partes que apresentam a história do Brasil nos seus mais variados aspectos por meio de fotografias históricas, apresenta a cidade paulistana por meio de imagens e, a partir daí, registros que mostram como a riqueza gerada, primeiro, pela cafeicultura, e, depois, pela indústria, vai diversificando a paisagem urbana e social ao longo do tempo. A famosa avenida Angélica pavimentada com paralelepípedos, a avenida Rebouças praticamente deserta, o entorno do estádio do Pacaembu sem edifícios, a marginal do rio Pinheiros em construção e a Catedral da Sé sem suas torres são algumas das preciosidades reunidas neste volume.
2.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 2 , COMÉRCIO : DO MASCATE AO COMÉRCIO.
As primeiras imagens deste volume são do tempo do Brasil Império (1822-1889) e mostram o comércio informal dos ambulantes. Há também inúmeros registros de feiras e mercados em diversas épocas e cidades do país, até finalmente chegar às fotos de vitrines, cafés e lojas de rua, em meados do século XX. Observa-se por aqui, como alguns serviços, como o do amolador ou o do sapateiro, pouco mudaram com o passar dos anos. O mesmo se nota nas feiras, locais de grande concentração de pessoas e de fartura de hortifrutigranjeiros e pescados. As fotografias do comércio de rua, porém, proporcionam uma viagem ao passado. Tudo era muito diferente então, da vestimenta de clientes e vendedores aos letreiros nas fachadas.
3.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 3 , O POVO BRASILEIRO : RETRATO DE TODOS NÓS.
Neste terceiro volume estão reunidas imagens que registram a diversidade étnica do povo brasileiro. Os primeiros registros são do final do século XIX e início do século XX, e mostram os “ingredientes” da mestiçagem: indígenas, negros e brancos europeus. Os retratos feitos em estúdio são claramente antropológicos. Nos grupos familiares ou em trabalho ao ar livre, é a hierarquia entre os integrantes que se destaca. A partir dos anos 1940, as fotos são mais espontâneas e captam rostos de brasileiros de várias regiões — homens, mulheres e crianças, que, mestiços ou não, conversam, trabalham, brincam ou simplesmente vêem a vida passar.
4.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 4 , O BRASIL RURAL : A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO.
As fotos deste volume documentam o ambiente rural a partir da segunda metade do século XIX. Os primeiros registros, de 1870, mostram escravos na extração de ouro e de diamantes. Aparecem também carros de boi, mulas e tropeiros em cenas que fizeram parte do cotidiano do campo desde o início da colonização portuguesa. Na virada para o século XX, as fotografias passam a incluir caminhões, tratores e trens. No segundo conjunto de imagens, moradias rurais: casas de sitiantes contrastam com alojamentos para colonos. Desses dois mundos, sítios e fazendas, também foram selecionadas fotos poéticas de momentos do dia a dia: o trajeto para o trabalho, as crianças brincando e o descanso sob uma árvore.
5.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 5 , CRENÇAS E TEMPLOS : DEVOÇÃO E FÉ.
País predominantemente católico e influenciado por religiões de origem africana, o Brasil é sincretista por excelência. Entre a primeira missa cristã, em 1500, e o último despacho do candomblé, o aldeirão brasileiro de crenças vem produzindo um caldo espiritual único. A essas fés, tão excludentes quanto complementares, somam-se várias outras. Neste quinto volume, foram reunidas imagens de procissões cristãs e de rituais afro-brasileiros, assim como de cerimônias do judaísmo, religião presente no país desde 1641, quando foi inaugurada a primeira sinagoga. No século XX, as imigrações ampliaram o leque de cultos, como mostram, por exemplo, as fotos de serenos rituais budistas.
6.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 6 , FESTAS POPULARES : UMA CELEBRAÇÃO DE SONS E MOVIMENTOS.
Quando o assunto é festa popular no Brasil, logo se pensa em Carnaval. A folia, derivada de uma brincadeira portuguesa de rua chamada entrudo, só ganharia a forma atual com a valorização das escolas de samba a partir de meados do século XX. O país se transformou na terra do Carnaval, sim, mas o folclore brasileiro não termina na Quarta-feira de Cinzas, como mostra este sexto volume da coleção. Há imagens da tradicional festa do bumba meu boi, e também da congada e do maracatu. O volume se completa, com cenas diversas retratando a paixão pelo espetáculo do futebol, o esporte mais popular do país.
7.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 7 , IMIGRANTES : ESPERANÇA EM TERRA NOVA.
O Brasil é um país de imigrantes. Os primeiros estrangeiros a chegar, os portugueses, legaram a língua e os costumes. Mais tarde, na segunda metade do século XIX, outros europeus deixaram seus países de origem com destino ao Brasil: espanhóis, italianos, alemães, a maioria atraída pelo trabalho proporcionado pelo café, que necessitava de trabalhadores para substituir a mão de obra escrava. No século XX, foi a vez de os japoneses desembarcarem em terras brasileiras. Este volume retrata a chegada e o processo de adaptação de todos esses povos, e ajuda a lembrar que a história dos imigrantes foi uma via de mão dupla: eles vieram para “fazer a América” – e ajudaram a fazer um país.
8.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 8 , GUERRAS E BATALHAS : O PAÍS EM LUTA.
O brasileiro pode ter índole pacífica, mas isso não o impediu de, ao longo de sua história, travar diversos confrontos. O mais importante deles foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Mal instalada a República, em 1889, o país logo assistiria à eclosão de revoltas, entre elas a Campanha de Canudos (1896-1897). As imagens desses e de outros conflitos estão reproduzidas neste oitavo volume, como a Revolta da Vacina (1904), a Revolta da Chibata (1911) e as revoltas tenentistas dos anos 1920, que desembocaram na Coluna Prestes (1925). O quadro se completa com a Revolução Constitucionalista de São Paulo (1932) e a Intentona Comunista (1935), além de registros da participação do país na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
9.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 9 , AS CIDADES : O NASCIMENTO DOS CARTÕES POSTAIS.
Este nono volume mostra a pluralidade do país também nas vistas de suas cidades. As que mais projetam nossa imagem no exterior são tão diferentes entre si que dão ao visitante a sensação de viajar por um continente de muitas culturas. O Rio de Janeiro do Cristo Redentor, o monumento arquitetônico barroco de Ouro Preto, a Salvador das 365 mitológicas igrejas. A seleção de imagens aqui presentes sugere que o conjunto é mais rico que os cenários individuais. E eles se espalham pelo Brasil. Pois há também, entre tantos outros, a arquitetura Art Nouveau de Manaus e a modernidade de Brasília, não esquecendo os arranha-céus de São Paulo, que figuraram no primeiro volume desta coleção.
10.- Folha de São Paulo.
FOLHA FOTOS ANTIGAS DO BRASIL. VOL. 10 , A INDÚSTRIA : FÁBRICAS DE CHAMINÉS DE BARRO.
A industrialização brasileira é um fenômeno tardio. Depois de iniciativas isoladas no Império, foi só no século XX que, timidamente, as chaminés começaram a substituir os arados. O processo coincide com a imigração, e não por acaso o ícone dos primórdios da indústria no país tem nome de imigrante: Francesco Matarazzo. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a queda no consumo de café liberou mão de obra da lavoura para a indústria, enquanto a dificuldade de importação aumentava a demanda por artigos nacionais. Na Segunda Guerra (1939-1945), a industrialização tomou fôlego. Nesse contexto, é emblemático o registro da visita do presidente Juscelino Kubitschek a uma fábrica de automóveis nos anos 1950, assim como as imagens relacionadas à exploração de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário