Latbook Brasil

A Livraria Garcia Cambeiro“Latbook Brasil Ltda.”, vem trabalhando com bibliotecas há mais de 50 anos. Com uma equipe de trinta pessoas, atendemos a pedidos de mais de 200 bibliotecas dos Estados Unidos e de outros países. Fornecemos Approval Plans para bibliotecas do mundo todo desde 1965, tendo até a data atual, mais de 40 contratos deste tipo. Temos escritórios em Buenos Aires e São Paulo, e pessoal especializado viajando permanentemente, e visitando todas as capitais e cidades importantes, além de feiras de livros regionais e nacionais. Respondemos a consultas, buscando por qualquer material de interesse em qualquer cidade da Argentina e do Brasil.

"Você pode contar com nossa estrutura para ampliar ou construir a coleção de sua biblioteca"

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro Séculos XVI aos dias atuais



Apresentamos esta obra em três volumes que tem como objetivo compreender a história dos juristas e advogados na formação e desenvolvimento do Estado-Nação brasileiro. A primeira, trata da problemática geral da longa transição do Brasil dos quadros do Antigo Sistema colonial até a consolidação do Império brasileiro (1750-1850). Na segunda analisam-se temas como a organização do Estado Brasileiro no Império e na Primeira República; a estrutura do Poder Judiciário em ambos os períodos. No tercer volume os autores percorrem a fase que se iniciou com a Revolução de 1930 e se estende até nossos dias, O período coberto pela obra é dividido em quatro estágios: Era Vargas (1930-1945); Democracia (1945-1964), Ditadura militar (1964-1985), Retorno à democracia até os dias atuais (1985 em diante).

Mota, Carlos Guilherme ...[et al.]
Os juristas na formação do estado-nação brasileira : século XVI a 1850. Vol. 1.
Esta obra em três volumes tem como objetivo compreender a história dos juristas e advogados na formação e desenvolvimento do Estado-Nação brasileiro, e sua importância na formulação de um pensamento jurídico no Brasil, no amplo arco de tempo que abrange do período colonial ao século XXI. Este primeiro volume abarca do século XVI até 1850, examinando-se, alguns temas e problemas presentes na formação do pensamento jurídico da época do Império luso brasileiro e, após 1822, do Império brasileiro. Ênfase foi dada às reformas do período de transição que donduziu, na ex-colônia logo após a independência, à criação e consolidação de um estado-nação na forma de uma particular monarquia constitucional, sob São Pedro IIe  seus ministros, juristas e conselheiros.

<HISTORIA> <DERECHO> <ABOGADOS DEL GOBIERNO> <IMPERIALISMO> <CONSTITUCIONES> <ELITE> <SIGLO XIX> <BRASIL>
LATBOOK BRASIL LTDA
Mota, Carlos Guilherme coordinador
Ferreira, Gabriela Nunes coordinador
Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro. 1850-1930.
Nesta obra, diversos autores das áreas do Direito, da História e da Ciência Política analisam temas como a organização do Estado Brasileiro no Império e na Primeira República; a estrutura do Poder Judiciário em ambos os períodos; o movimento de Codificação Civil no Império; a relação entre Estado e Igreja, através da chamada Questão Religiosa; as transformações da elite política nas décadas finais do Império; o debate sobre país legal e país real na Primeira República, são alguns temas tratados na obra.


<BRASIL – HISTORIA> <PROFESION JURIDICA> <PARTICIPACION POLITICA>

LATBOOK BRASIL LTDA
Mota, Carlos Guilherme coordinador
Salinas, Natasha Schmitt Caccia coordinador
Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro. 1930 - dias atuais.
Este volume discorre sobre o papel dos bacharéis em Direito no desenho do conceito de nação no Brasil, percorrendo a fase que se iniciou com a Revolução de 1930 e se estende até a atualidade. O período coberto pela obra é didaticamente dividido em quatro estágios: Era Vargas (1930-1945); Democracia (1945-1964), Ditadura militar (1964-1985), Retorno à democracia até os dias atuais (1985 em diante). Salta aos olhos o movimento pendular entre governos autoritários e períodos em que a legalidade parece ter sido respeitada, embora os autores enquadrem-nos como governos populistas, em razão do desenvolvimento voltado apenas para alguns segmentos e algumas regiões. Em todos os períodos, os autores traçam a atuação dos juristas, cruciais nos momentos de inflexão autoritária, mas também presentes na legitimação de governos mais brandos - onde somente no último período examinado é que dirigentes com outra formação começam a chegar ao poder.

<BRASIL – HISTORIA> <PROFESION JURIDICA> <POLITICA Y GOBIERNO> <PARTICIPACION POLITICA> <CARACTERISTICAS NACIONALES> <PARTICIPACION SOCIAL> <DERECHO>

Nenhum comentário:

Postar um comentário